quarta-feira, 18 de maio de 2011

Contribuindo Com a Ciência


(Carlo Rivero )
Todo e qualquer estudo que se realize com nossas ASFs é de suma importância para a atividade, visto a falta de informação. E devem ser apreciados e compartilhados.

Nós “meliponiloucos”, na busca doida por conhecimento muita das vezes nos frustramos ao buscar respostas para algumas questões que estão alem dos nossos olhos. E que podem esclarecer melhor certos comportamentos, e assim facilitar a criação e o aprimoramento de novas técnicas de manejo.


Hoje, Eu, Ricardo Amâncio, (meu amigo e também amante das coisas de nossa terra), o amigo Chico Avelino (Chição) e Novinho tivemos a oportunidade de dar nossa modesta, mas importante contribuição para ciência. Igualmente a muitos outros criadores espalhados pelo Brasil. ajudamos na coleta de amostras para um estudo que esta sendo realizado pelo Prof. Dr. Celso Feitosa Martins e pelo Doutorando Carlo Rivero da UFPB. E em parceria com  Prof. Marco Antonio Del Lama, do laboratório de Genética Evolutiva de Himenópteros da  Universidade Federal de São Carlos, SP. 


(Da esquerda para direita; novinho, Chicao, Ricardo e Carlo)

O referido trabalho tem como objetivo  estudar a densidade de colônias, variabilidade genética e dispersão das populações.
As espécies escolhidas foram: a partamona seridoensis (Cupira) em áreas de caatinga. E a Partamona helleri (boca de sapo) em áreas de Mata Atlântica. No nosso caso, logicamente ajudamos a coletar algumas amostras de Cupira.

O trabalho dos pesquisadores também visa saber como uma área é colonizada por uma espécie de abelhas. Se, é através da chegada de muitos enxames diferentes ou da reprodução de uns poucos enxames originais.


Esse trabalho vem unir-se a outros mais que existem, a fim de mergulhar mais profundamente em algumas questões, como por exemplo, o endocruzamento e a questão dos machos diplóides. 

Cada estudo realizado é uma chama a mais, que se junta ao grande farol do conhecimento. Que ilumina e iluminará cada vez mais questões que são de suma importância para criação racional e preservacionista dessas abelhas.

Cabe a nós, meliponicultores responsáveis, sempre que requisitados atender prontamente. Ajudando no que for possível a aumentar essa chama. E que ela brilhe cada vez mais forte sobre as nossas tão especiais ASFs.


                                                                               Mais imagens aqui!
Isaac Soares de Medeiros.

8 comentários:

  1. Meu amigo Isaac,

    parabéns pela postagem e pelo gesto de contribuição com as pesquisas,as nossas abelhas nativas e a natureza só tem a ganhar com gestos como esse.

    Quantoto a Carlo Rivero,dispensa comentários,pois é um pesquisador e amigo muito querido.

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Isaac pela sua iniciativa!
    Fico muito feliz em poder participar dessa luta. Que a gente não desista nunca de procurar contribuir para a conservação das nossas abelhas nativas e, consequentemente,do nosso semi-árido.
    Muito legal!
    Muita paz e que Deus te abençoe nesse empreendimento.
    Carlo
    Doutorando em Ciências Biológicas, UFPB

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meus amigos,
    Caminharemos rumo a um mundo mais verde e mais preservador.
    Estamos juntos.
    Fique com Deus!
    Att: Isaac Soares de Medeiros

    ResponderExcluir
  4. Valeu Izaac, qd precisar conte com o amigo.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Issac,

    Saudaçoes aqui de Ouro Branco/RN!

    Presido a ASCAOB e temos, tambem, um blog: Apicultores Divino Espírito Santo. Também edito o Blog Genildo Medeiros. Gostei muito poema "Minha Serra". Está postado no Apicultores Divino Espírito Santo. Necessitamos fazer uma visita ao seu Meliponário. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Grandes referências na pesquisa sobre abelhas!
    Prof. Celso, tenho certeza que conhecerei, já Carlo Rivero, foi meu professor e ja fizemos coletas juntos. Gente fina.

    Jansen Brito.
    Meliponário Brito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Jansen Brito, já ouvi falar bastante de você, sempre de bem,rs. Espero sinceramente conhecê-lo.
      quanto ao Carlo Rivero, também é um ser humano fantástico.

      Excluir