segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Suporte para colméias - Abelhas sem ferrão.

 Já usei de tudo pra acomodar minhas colméias: prateleiras em alpendres, cavaletes de madeira, bancada etc.

Há um tempo atrás, construi um cavalete que vem dando bons resultados pois é muito simples de construir e tem baixo custo. Neste as colméias ficam muito bem distribuídas e protegidas contra a maioria dos inimigos das abelhas.
Sua base única e lisa, revestida com PVC, impede totalmente que lagartixas e outros predadores subam. E seu tamanho é ideal para quem não dispõe de muito espaço, podendo ser instalado em jardins e quintais.


Para quem cria varias espécies ele também é muito vantajoso pois possibilita que se tenha espaços reservados para cada uma delas. Principalmente quem cria espécies territorialistas. No meu caso, tenho como exemplo as canudos ou mandaguaris.
A essa estrutura também pode-se acoplar uma capa que pode ser feita de vários materiais (sendo aconselhado usar materiais impermeáveis). Neste caso usei Duratex, (apenas para demonstração). Esta capa serve para proteger da chuva e outros intempéries, além de proteger os enxames, protege também a colméia aumentando sua vida útil.
Mas, confesso que não é obrigatório o uso desta. Na verdade, se o suporte estiver protegido por uma boa e velha árvore é necessário apenas o uso de uma telha para proteger da água da chuva e nada mais.
Este cavalete tem capacidade para 12 colméias modelo IMPA, podendo ser adaptado para outros modelos.

Att:
Isaac Soares de Medeiros
www.Abelhasdosabugi.blogspot.com  

3 comentários:

  1. Amigo Isaac,

    como sempre você tem ótimas idéias,não tenho dúvidas que este suporte será muito utilizado por mim...,pois tenho alguns caixas aqui em JP,e esse suporte resolverá minha falta de espaço...
    Parabéns,pela idéia...

    Abração.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João PessoaPB.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Paulo Romero!
    Obrigado pela visita e pelo comentario.Boa sorte!
    Att: Isaac Soares de Medeiros.

    ResponderExcluir
  3. Ótima idéia Isaac!

    12 colméias, acho que você usou apenas 1m² de chão. Parabéns.

    Josmar - Sorocaba SP

    ResponderExcluir