terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Uma Colméia Dentro de Casa.

Uma das coisas boas de trabalhar com abelhas é que as possibilidades são infinitas. E se elas forem sem ferrão, nem se fala.

    Nesse fim de semana minha esposa e eu, fizemos algumas divisões em nosso meliponario, e uma coisa interessante aconteceu, resultando nisso:


... uma colméia dentro de casa.


No sábado, á tarde, como de costume, estávamos no sítio. Deixei minhas filhas com meus pais e iniciamos as divisões, coletamos crias e abelhas e trouxemos para nossa casa na cidade, onde mantemos os enxames em desenvolvimento pois temos como dar melhor assistência.

Logo que chegamos em casa, tratamos de colocar tudo dentro das colméias: as abelhas e as crias, e como já era noite, resolvemos deixá-las dentro de casa para só levar ao meliponário no domingo, à noite. Vedamos todas com fita crepe, na entrada colocamos pequenas telas para passagem de ar e deixamos dentro de casa sobre uma mesa. Daí então, voltamos para o sítio.

Quando retornamos para a cidade, no domingo de tardezinha, logo iniciamos os trabalhos de transporte para o meliponário, que fica a cerca de duzentos metros da nossa casa. Foi quando percebi algo diferente em uma das colméias - ela estava com a fita crepe ( a usada para unir a melgueira ao ninho) roída. Fui ver direito o que era e lá estava uma abelha de guarda. Eu quase que pergunto: O que você ta fazendo aí? (rsrs)

As danadas haviam encontrado uma pequena falha na madeira e haviam feito dessa a sua entrada. A princípio, fiquei bastante preocupado e até com raiva de mim mesmo por ter sido tão descuidado, e não ter revisado direito a colméia antes de colocar as abelhas. Imediatamente, fui verificar se não havia abelhas espalhadas por tudo que era canto dentro de casa. Mas logo fiquei tranqüilo ao perceber que não havia uma sequer. O que significava que elas haviam saído da colméia, mas haviam retornado.

A minha casa é de laje, e todas as portas e janelas estavam fechadas, mas por sorte ou ajuda divina, uma das paredes tem algumas estruturas de concreto com furos para melhorar a ventilação, e a mesa onde estavam as colméias fica bem de frente a essa parede. Logo ficou claro pra mim como elas tinham trabalhado o domingo inteiro sem ficar perdidas por dentro de casa.

Deixei essa colméia em cima da mesa, no mesmo local e fui levar as outras para o meliponário. Enquanto carregava as colméias, pensava no que fazer com aquela danada que havia se soltado por conta própria.

Cheguei a conclusão que estava sem jeito. Aquela colméia tinha que ficar naquele local mesmo, pois as abelhas já haviam feito o vôo de reconhecimento. Eu não poderia mais tirar a colméia do lugar, a não ser que fosse para um local com no mínimo 2 Km. E também não podia levar de volta para o sítio, pois as campeiras retornariam para a antiga colméia. Cheguei a pensar em levar para a cidade vizinha e deixar por uns dois ou três meses na casa de algum conhecido até que houvesse outras campeiras no lugar dessas. Mas como estamos no período da entressafra e não há alimento suficiente na natureza, tive medo que morressem de fome.

Para salvar a colméia e matar minha curiosidade (que era grande) de ver como elas haviam se comportado nesse novo ambiente no dia anterior e como se comportariam nos próximos dias, eu usei todos os argumentos do parágrafo anterior para convencer minha esposa da permanência dessa colméia naquele local, meio inusitado. No dia seguinte, o resultado foi fantástico, visto o ambiente em que se encontravam. Eu abri a entrada da colméia que ainda estava fechada com a tela e de imediato elas começaram a usar as duas aberturas: a falha na madeira e a entrada. Trouxeram para fora três abelhas mortas e várias bolotas de lixo, que de certo não haviam retirado no dia anterior devido a primeira passagem ser muito estreita. Entre as que morreram estavam duas princesas que, com certeza, não morreram de causas naturais (rs) e a outra era uma abelhinha que pode ter morrido na viagem.

Devido a janela ser um pouco alta em relação a colméia e o espaço para ganharem altitude é curto, elas não conseguiam jogar fora da casa esses materiais e acabaram deixando cair no pezinho da parede. O que me possibilita observar tudo o que retirarem de dentro da colméia. Vai ser bom pra testar novas rações e saber com certeza o grau de aceitação .

Naquele mesmo dia, as abelhas coletaram bastante cera e alimento artificial, ali na mesa mesmo. Em pequenos vôos da colméia para a cera que estava a uns 40 centímetros de distância.


Fiquei a manhã inteira observando-as enquanto trabalhavam normalmente, como se estivessem em baixo de um juazeiro lá no meio do mato.


Já se passaram alguns dias e elas estão se utilizando, quase que somente, da janela que fica mais próximo à colmeia para irem para o campo. Mas, mesmo com a janela aberta, algumas abelhas ainda saem pela parede com furos, e vez ou outra também usam a porta de entrada de minha casa e atravessam a sala inteira em voos rasantes. Passam distraídas e rápidas, sem prestar atenção a mais nada, hipnotizadas em busca das flores, como se nada de diferente tivesse acontecido.


Quem quiser ver mais fotos desse enxame é só clicar AQUI.

Att:
Isaac Soares de Medeiros.

13 comentários:

  1. Olá Isaac,

    Seu "post" faz lembrar uma passagem do filme Jurassic Park, do Spielberg: "A vida encontra sempre um caminho..."
    Valeu, está bem bonito!!!
    Um FELIZ NATAL e BOM ANO NOVO

    Joaquim Pifano

    ResponderExcluir
  2. (rs) È verdade meu amigo, encontra sim. tenha um feliz natal tambem e um ano novo cheio de luz.
    ...sim, sua postagem sobre os enxus, ja esta quase pronta.

    ResponderExcluir
  3. Primo, você é doido, kkkkkkkk
    Mas, sem dúvida alguma, é muuuito inteligente.
    As abelhinhas têm sorte de ter você :)

    Amei o texto, como sempre, rsrss
    Parabéns! =*

    ResponderExcluir
  4. Bom ano para o autor deste blogue extensivo aos seus familiares.
    Um Abraço

    ResponderExcluir
  5. Εύχομαι Χρόνια Πολλά & Καλή Χρονιά!

    ResponderExcluir
  6. Grande amigo Isaac,só li sua postagem hoje,pois estou de férias,no cariri e não tenho acesso a internet lá...,adorei a postagem...
    Eu,lá no cariri,também tenho uma colméia de moça branca,dentro da casa de minha mãe...e adoro ficar olhando o movimento delas,com seu trabalho incansável...

    Prabéns pelo sucesso do blog...
    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  7. obrigado meu amigo, tenha um otimo 2011 com paz e sucesso pra voce sua familia e suas abelhas.

    Att.
    Isaac Soares de Medeiros

    ResponderExcluir
  8. feliz vocé que tem uma colmeia na mesa da sala,pois eu tambén estou feliz,pois elas estão na caixinha da luz,agora estou com medo a companhia de energia mexa com elas,gostaria de saber se deixo elas ali,mais o que eu queria era tirar elas de lá,e levar para outro lugar,a sacada da minha casa por ex.
    gostaria de receber uma orientação.feliz 2011.
    Ivone s. hilarecki/Curitiba.Pr
    imail;shilarec47@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. obrigado pela visita e pelo comentário Ivone!
    Você estará fazendo um favor a natureza em retira-las de la.
    Coloque-as em uma colméia, e leve-as para um local de mais ou menos 02 KM de distancia e deixe por uns 02 meses, e depois so é trazer e colocar na sacada de sua casa.
    E importante fazer isso, pois se você retirar da caixa de luz, que é o local que estão habituadas, e levá-las para sacada mesmo que faça isso a noite, no dia seguinte as campeiras voltaram todas para caixa de luz.
    Te desejo boa sorte e sucesso!
    Caso exista mais duvidas, me add para conversaremos melhor: isaacapis@hotmail.com

    Att: Isaac soares de Medeiros
    http://abelhasdosabugi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Isaac,

    Parabéns pela brilhante inicitiva do seu blog. Precisamos urgentemente de voluntários como você para divulgar a atividade apícola, não só como o fator sócio-econômico, mas os benefícios para a natureza e sua sustentabilidade.
    Poderia informar onde posso encontrar embalagens para envasamento de mel e própolis em nosso estado(PB)?

    Abraços

    Valdir
    valdir.valdivino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Amigo, eu tenho algumas caixas de madaçaias todas com listinhas. Notei que sempre aparece abelhas mortas sobre a capa da piscina são parecidas com as abelhas de suas fotos elas não tem listas estas tambem são madaçaias?

    Parabens pelo blog, maravilhoso.

    abraçosss

    coracaodailha@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Caro amigo!
    Fico feliz que tenha gostado do blog.
    Quanto a sua duvida, fica difícil te responder com certeza, sem ver pelomenos alguma foto.
    Mas creio que possam sem das suas próprias colméias, podem ser abelhas jovens que morreram ainda nos discos e as operarias jogam fora.

    Fique com Deus e boa sorte!
    Att: Isaac Soares de Medeiros

    ResponderExcluir