segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mar de Fogo


Às vezes temos a impressão que existe uma grande quantidade de abelhas nativas em vários lugares do Brasil quando na realidade existem apenas ilhas distantes umas das outras.
Nessas ilhas existem criadores preocupados e apaixonados por essas abelhas que cuidam e desenvolvem melhores técnicas de manejo quase que por extinto, já que existem poucos estudos sobre elas.

Entre essas ilhas, há imensas regiões onde essas abelhas já foram totalmente extintas, e regiões onde elas existem, mas são ignoradas, não existe criação racional e o futuro dessas também é a extinção. Falta estudo, investimento, divulgação e consciência. E sobra desmatamento, queimadas e ignorância.

Ainda bem que com o avanço da informação através da  internet essas ilhas começam a se comunicar e no futuro, com nossa ajuda e a de Deus, elas se unirão.
Já existem alguns blogs, embora sejam poucos, que têm como foco a meliponicultura e divulgam, pesquisam, observam e tornam essa atividade mais popular.

Acredito que a comunicação seja parte importante nessa união. E se você que lê essa postagem cria abelhas e as ama, não só a elas, mas também a natureza, e entende a gravidade em que estão os nossos ecossistemas, comece a fazer parte agora dessa luta. Precisamos de mais gente envolvida nessa causa que é de todos. Não fique só em sua ilha, vamos criar pontes entre nós.

Há muito o que construir. Compartilhe suas idéias, crie também seu blog ou qualquer outra ferramenta e divulgue, incentive!

Não se pode mais ficar só no alerta, falando superficialmente de coisas que devem ser feitas para o futuro da vida. Temos que criar formas de sustentabilidade e divulgá-las. Mostrar que é possível viver em harmonia com a natureza.

Já passa da hora de colocar a mão na massa e começar a construir, botar as idéias em prática.
Nós apicultores/meliponicultores que somos parceiros da natureza, por natureza, sabemos da importância de cuidar mais de nosso planeta.

Vamos multiplicar além dos enxames, as idéias. Vamos nos unir em prol dessa causa como abelhas que se unem em prol de sua colméia, antes que até mesmo as ilhas que existem sejam cobertas por esse "mar de fogo" onde reina a ganância e a ignorância.

Irriguemos com conhecimento todas as regiões para que no futuro nasça, cresça e dê frutos a árvore da consciência, no coração e na mente de cada ser humano.
Só assim haverá preservação em toda parte! Só assim as ilhas se unirão!

Att:
Isaac Soares de Medeiros

4 comentários:

  1. Amigo,

    Esse texto demonstra a sua indignação com o desmatamento, poluição e qualquer ação contra a natureza. Assim como você, eu também acredito na meliponicultura como uma das formas de preservação mais eficiente, mas se a ajuda de toda a população, não só continuaremos em ilhas como também essas ilhas ficarão mais fracas, com ausência de flora apícola, abelhas e natureza.

    Forte abraço,
    Leo Pinho
    http://www.granjapousoalegre.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tem razão meu amigo Leo, mas acredito que um dia, nossa espécie aprendera a viver em harmonia com a natureza. Essa geração em que estamos já começa no processo de plantação de conhecimento e respeito à natureza. É um trabalho ainda minúsculo ante ao imenso desrespeito e destruição. Mas no futuro essas sementes se transformarão em arvores e darão frutos que nossos netos, bisnetos... Colheram.
    Eu pessoalmente já procuro passar um pouco de conhecimento e sempre incentivo minhas filhas que ainda são pequenas a olharem a natureza com bons olhos, e sei que no futuro terão consciência e amor pela vida. No futuro, elas também vão estar diretamente nessa luta.

    Att:
    Isaac Soares de Medeiros

    ResponderExcluir
  3. Amigo Isaac...,

    sem dúvidas uma bela postagem,espero que os seus leitores levem a sério a idéia da preservação,das abelhas,das matas,enfim da vida no planeta...

    Grande abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite
    Eu gostaria de saber se vc vendem abelha sem ferrão e quais especies e respetivo preço
    diariodelajedo@hotmail.com

    ResponderExcluir