sexta-feira, 23 de julho de 2010

Abelhas sem Ferrão, Revisão das Colméias

Uma forma bem pratica de revisar seu meliponario com eficiência, agilidade e pouco estresse para as abelhas é através do histórico fotográfico.

Uma vez por mês, ou a cada 20 dias eu fotografo todo o meliponario.
É um trabalho rápido, apenas abro a colméia, fotografo e fecho. Depois, com calma,  no computador vou ver o que elas precisam. 

As vantagens são muitas:
Com as fotos eu posso olhar cada colméia e fazer anotações na própria foto, sobre o desenvolvimento de cada enxame e ver qual precisa de cera, de mel, quem esta precisando trocar a rainha, quem precisa de ajuda e que tipo de ajuda ela precisa.
Dessa forma não há como perder enxame.

Na hora de fazer as multiplicações, por exemplo. vejo quais colméias estão aptas a doar crias e as que iram doar abelhas. É muito pratico.

Para fazer o manejo de seu meliponario desta forma é necessário apenas o seguinte:

enumere todas as colméias.
E, 2º crie uma pasta para cada colméia.

Na hora de fotografar, pegue uma folha com a numeração das colméias e vá anotando o numero de cada foto ao lado do numero da colméia a que ela pertence, assim não se atrapalhará na hora de passar as fotos da câmera para as respectivas pastas.

Exemplo de uma de minhas colméias, abaixo...



Foto I.

Inicio da florada.
Com poucos potes de alimento, mas a postura esta boa, sem falhas.



















Foto II.

20 dias depois.

Aumento no alimento e nas crias, bom desenvolvimento.


 
















Foto III.

29 dias depois
Ótima postura e boa reserva de limento.



















Foto IV.

41 dias depois
Ótimo enxame.

              

Esta é uma das formas de reduzir os riscos de perdas e aumentar as chances de ganhos através das multiplicações de enxame.

Isaac Soares de Medeiros.

23 comentários:

  1. Prezado Isaac,
    Parabéns pelo seu excelente blog, fico muito feliz quando conheço mais um apaixonado pelas abelhas sem ferrão.

    Sempre que possível estarei visitando esse seu espaço que apartir de hoje também será meu, rs.

    Grande Abraço e mais uma vez parabéns. Qual cidade vc está localizado???

    Att,

    Kalhil P. França
    Meliponário do Sertão
    www.meliponariodosertao.com

    ResponderExcluir
  2. Amigo Kalhil,
    Eu que agradeço tão ilustre visita.

    Minha cidade é Varzea - PB, divisa com RN,fica a 46 Km de Caicó e 11 de Ouro Branco RN.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Amigo das abelhas, parabéns pelo trabalho de difundir o conhecimento e experiências com as nossas queridas abelhas sem ferrão. Iniciei-me há pouco neste mundo, mas, meus avós e pai têm uma história na apicultura e tenho o mesmo "gosto".


    Um abraço,
    Emerson Peter - Pernambuco
    emerson_falco@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita e pelo comentário Emerson!
    Boa sorte e sucesso nessa fascinante e vital atividade, que Deus te proteja e ilumine.

    Att: Isaac soares de Medeiros
    http://abelhasdosabugi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ola amigo Isaac,

    Amigo minhas colméias estão acometidas pelo forídeos, venho colocando armadilhas a base de vinagre, porém venho notando um aumento do problema e o q é pior, tenho percebido que o q era problema só para as colonias mais fracas ja vem se alastrando para as colméias mais fortes.
    Isaac, há uma outra forma mais eficiente de combater esse mal?
    Obs. na minha região (norte do maranhão) estamos na época das chuvas e grande umidade, isso favorece aumento dos forideos?
    Um forte abraço meu amigo e que Deus te abençõe.
    Jean carlos

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo!
    Com certeza o clima quente e humido favorece e muito o aumento dos florídeos.
    Graças a Deus em minha região eu não tenho quase problemas com eles, mas as vezes que tive, combati com muita eficiência utilizando iscas pólen + vinagre de maça, a mistura deve ficar igual a um suco. Se a infestação estiver atingido um nível muito alto, ou seja, os potes de pólen e os discos de crias jovens, já tiverem sido invadidos por lavas, tens que trocar de colméia.
    Pegue tudo que tiver na colméia e passe para outra nova e vá limpando tudo com ajuda de um pincel, discos, potes etc. e a principio não coloque pólen. A antiga colméia deixe por uma semana ou mais no sol.
    Alguns cuidados também podem evitar uma infestação, por exemplo:
    Nesses períodos em que a humidade esta alta, evite sempre colocar potes com pólen durante a captura; durante as revisões evite o Maximo o rompimento de potes de pólen, ou o rompimento de crias novas e procure evitar frestas na colméia vedando tudo com fita crep.
    Boa Sorte e sucesso!
    Att: Isaac Soares de Medeiros

    ResponderExcluir
  7. Isaac o mundo precisa de pessoas como vc, humilde, humano.Tenho aprendido bastante com seu blog,e vou continuae,OBRIGADO.DEUS continue te abençoando.Jesse Nova Fátima BA.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Jesse,
    Que Deus nós abençoi a todos, meu amigo!

    Att:
    Isaac Soares de Medeiros

    ResponderExcluir
  9. Manoel Targino
    Boa tarde!!! Gostaria de parabenizar pelo excelente blog. Meu pai criou abelhas jandaíras, e eu tenho uma grande admiração pelas mesmas. Tenho muita vondade de começar criar algumas coméias, mesmo morando na cidade(Currais Novos - RN). Mas uma vez parabés, fico muito feliz quando vejo alguem cuidando das coisas da natureza. Abraços.........

    ResponderExcluir
  10. Obrigado amigo, Manoel, pela força!
    Att: Isaac S. Medeiros

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!!!
    gostaria de saber o seguinte...capiturei uma coméia de Jatai,elas estao novas aqui na minha casa,elas fizeram o canudo de entrada mas percebo que elas estao saindo la de dentro com coisas na boca, elas estao carregando a comeia aos poucos ou limpando???
    OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  12. Acredito que estejam fazendo limpeza, amigo!
    Para uma melhor avaliação, mande-me uma foto: Isaacapis@hotmail.com.
    Fique com Deus e boa Sorte!
    Att, Isaac S. Medeiros.

    ResponderExcluir
  13. caro amigo to com uma duvida e você podia me ajuda
    tenho entre cinco ou mais enxames de moça branca que ainda não tirei da natureza
    só que ele se encontrão bem no caminha de um rosado e passa gente direto no caminho ate ai tudo bem sei que tenho que fica pastorando as caixas pra que não as roubem e que só posso tira as caixas depois de seis horas da tarde mais qual melhor hora pra começa a retirada dos troncos pras caixas??????????

    ResponderExcluir
  14. Caro amigo,
    Perdoe-me pela demora em te responder.
    Veja bem, o melhor horário é de tardezinha, visto que logo que acabar a transferência já vai entrar pela noite e as abelhas terão esse tempo pra se organizar internamente e iniciar os trabalhos no dia seguinte, sem interferências de outras abelhas saqueadoras. Mas calcule bem o tempo pra evitar que escureça e as campeiras fiquem do lado de fora. Fique com Deus e muito boa sorte com suas abelhas.
    Att,
    Isaac S. Medeiros

    ResponderExcluir
  15. caro amigo medeiros com deu pra perceber sou marinheiro de primeira viagem mas já tenho algumas abelha mais tenho duvida e de que espesse ela são e como proceder quando for dividi-las...
    você pode da uma olhada no meu blogger tem uma foto delas aqui em Itapipoca-CE o nome popular e canudo ou cortiço...

    ResponderExcluir
  16. isac porque minha rainha da jandaira esta fasendo favos de cria so pra cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo e me perdoe pela demora em te responder!
      normalmente observo isso em época de estiagem (entre-safra).
      a rainha diminui o tamanho dos discos, isso ajuda a manter a temperatura.
      elas cercam todos os discos com invólucro, não é?? É normal

      Excluir
  17. isac pq minha rainha fes favo crias pequenos e so pra cima?
    ouro branco- rn

    ResponderExcluir
  18. Isaac, seus comentários são excelentes. Poderia me informar se posso criar a jandaira na serra do Rio Grande do Sul, sendo que aqui nesta época o frio chega a zero graus.
    Grande abraço.
    Eladio

    ResponderExcluir
  19. Ola, transferi uma colmeia de jatai amarela para uma caixa nova, na caixa velha que ganhei estavam uns 6 ou 7 discos de cria e eram mais escuros e pequenos.. Pouco mel e nenhuma reserva de polem e tinha muita cera na caixa, mas na transferencia percebi que tinha bastante abelha. Achei a rainha e era bem gorducha, sera que ela nao esta botando? Pois os discos que vejo nos videos sao varios e bem clarinhos ,,, como faço para reforçar essa colonia ? So tenho ela,, sera que a rainha vai botar mais ovos e almetar esses discos, é minha primeira experiencia com estas abelhas,a caixa velha estava bem judiada , acho que o antigo dono nao cuidava, ,,, agradeço desde ja a ajuda.

    ResponderExcluir
  20. Ola, transferi uma colmeia de jatai amarela para uma caixa nova, na caixa velha que ganhei estavam uns 6 ou 7 discos de cria e eram mais escuros e pequenos.. Pouco mel e nenhuma reserva de polem e tinha muita cera na caixa, mas na transferencia percebi que tinha bastante abelha. Achei a rainha e era bem gorducha, sera que ela nao esta botando? Pois os discos que vejo nos videos sao varios e bem clarinhos ,,, como faço para reforçar essa colonia ? So tenho ela,, sera que a rainha vai botar mais ovos e almetar esses discos, é minha primeira experiencia com estas abelhas,a caixa velha estava bem judiada , acho que o antigo dono nao cuidava, ,,, agradeço desde ja a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu enxame ficará bem na nova caixa com o tempo...claro q vc pode ajuda-lo com acompanhamento em seu progresso,garantindo um bom lugar, alimento e segurança...mas no geral as abelhas fazem todo o trabalho.boa sorte.

      Excluir
  21. Capiturei um enxame de jatai e só trouxe o ninho e poucas operárias.posso coloca-la no lugar de uma caixa com enxame forte para que ela receba operárias?

    ResponderExcluir